Urina de foliões do Carnaval de Belo Horizonte será transformada em adubo

Urina de foliões do Carnaval de Belo Horizonte será transformada em adubo
O Carnaval de Belo Horizonte também preza pela sustentabilidade. Assim como nos dois últimos anos, a urina dos foliões coletada nos banheiros químicos espalhados pela capital durante os quatro dias de festa será transformada em adubo, que será aproveitado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. A expectativa é que sejam produzidos 50 kg de fertilizantes.

O projeto, chamado de P4Tree, foi desenvolvido pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A tecnologia transforma o fósforo presente na urina em adubo.


São 50 cabines do P4Tree em locais fixos durante os quatro dias de folia. Os banheiros têm identificação especial e uma equipe para orientar o usuário. Eles estão em pontos estratégicos no Barro Preto e Parque Municipal. 


Como funciona


A ação acontece da seguinte forma: sachês de 200g do material P4Tree serão instalados nos banheiros químicos identificados. Em contato com a urina, o coletor filtra e separa o fósforo do restante dos elementos presentes no reservatório. Esse material é recolhido e transformado em adubo.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR