Tarifa de pedágio no Sul de Minas gera insatisfação e deputados acionam MP e Tribunal de Contas

Tarifa de pedágio no Sul de Minas gera insatisfação e deputados acionam MP e Tribunal de Contas

Deputados estaduais da região Sul de Minas Gerais manifestaram sua insatisfação em relação à tarifa de pedágio proposta para as rodovias que conectam Varginha a Furnas. Acionando o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, os parlamentares buscam a revisão do valor estabelecido pela concessionária vencedora do leilão, que prevê cobrança de mais de R$ 13 por trecho.


Os deputados argumentam que há uma falta de esclarecimentos adequados sobre o processo de privatização e expressam preocupação com o impacto financeiro que a tarifa elevada terá sobre os cidadãos da região. Eles defendem a necessidade de um diálogo entre o Estado e os representantes da população, visando um modelo de concessão que seja mais justo e acessível.


De acordo com os parlamentares, o atual modelo de concessão não contempla obras significativas, restringindo-se principalmente ao recapeamento das estradas, com poucas duplicações ao longo dos 430 km de pedágio. Eles propõem uma alternativa em que o Estado seja responsável pelas obras de recapeamento, enquanto a concessionária assuma a manutenção das vias. Dessa forma, o valor do pedágio seria reduzido para no máximo R$ 3, tornando-o mais viável para os contribuintes.


A preocupação dos deputados vai além do preço do pedágio. Eles também ressaltam a importância da fiscalização dos valores cobrados, bem como da qualidade das estradas e do cumprimento das obrigações estabelecidas no contrato de concessão. A população espera que o Ministério Público e o Tribunal de Contas acompanhem de perto essas questões, garantindo transparência e justiça.


A concessão do trecho Varginha/Furnas foi vencida pelo Consórcio Infraestrutura MG, e engloba um total de 432,8 quilômetros de seis rodovias no Sul de Minas Gerais. A empresa será responsável pela instalação de seis praças de pedágio ao longo dessas vias.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR