Projetos que reduzem número de vereadores e salários causam polêmica em Itaú de Minas

Projetos que reduzem número de vereadores e salários causam polêmica em Itaú de Minas

Dois projetos em tramitação na Câmara Municipal de Itaú de Minas (MG) estão dividindo os vereadores. Um grupo quer a redução no número de vereadores de nove para sete. Já outro, defende a redução dos salários, que passaria para um salário mínimo na próxima legislatura. "Vendo a dificuldade que o município passa, resolvemos aqui, depois de três meses com análise jurídica, entrar com esse projeto para ver se conseguimos no futuro desinchar a máquina pública.


Para Itaú de Minas, sete ou até cinco vereadores são suficientes para que o Legislativo continue seus trabalhos”, disse o presidente da câmara, Matheus Vilela Silva (PSB). "A gente acredita que não é diminuindo os vereadores que vai haver essa economia. Se a finalidade é essa, teria que diminuir é o subsídio, o salário do vereador. Aí sim teria uma economia maior”, disse o vereador Roberto Gonçalves Vieira (PRB).


Atualmente, um vereador em Itaú de Minas ganha R$ 3,8 mil. A ideia é diminuir para um salário mínimo. Mas os dois projetos ainda são apenas propostas enviadas para votação, que pode acontecer em um ou dois meses. Enquanto nada se resolve, a rivalidade já gera problemas.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR