Professores de Santana do Paraíso já podem se inscrever em cursos gratuitos de segunda licenciatura na UEMG

Professores de Santana do Paraíso já podem se inscrever em cursos gratuitos de segunda licenciatura na UEMG

Professores que lecionam na rede estadual de Santana do Paraíso podem se inscrever gratuitamente. Os cursos são nas áreas de Artes, Física, Letras e Matemática


O Governo de Minas está oferecendo educadores dos municípios que aderiram ao projeto Mãos Dadas, uma importante oportunidade de qualificação profissional. A partir de uma parceria com as universidades estaduais de Minas Gerais, estão disponíveis diversas opções de formação para os profissionais.


Santana do Paraíso aprovou uma lei neste sentido o que possibilita que os professores que trabalham na rede estadual, no município, possam se inscrever e participar da formação. 


Os cursos serão oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e as inscrições estão abertas até o dia 19 de outubro. Os interessados em participar podem escolher entre cursos de segunda licenciatura, na modalidade a distância, nas áreas de Artes, Física, Letras e Matemática. A previsão de início dos cursos é fevereiro de 2022.


A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio de preenchimento do formulário eletrônico disponível neste link. Cada candidato poderá selecionar cursos de primeira e segunda opção.


O edital da UEMG foi divulgado em 13 de agosto. A participação de servidores da SEE/MG está regulamentada pela Resolução SEE nº 4.600/2021, que estabelece critérios para a inscrição e matrícula do servidor estadual. As vagas ofertadas pela UEMG são destinadas aos Professores de Educação Básica (PEB) / Anos Iniciais do Ensino Fundamental da secretaria estadual, que estejam no exercício de Regência de Turma ou atuando como Professor Eventual ou no Ensino do Uso de Biblioteca, em escola estadual de anos iniciais do ensino fundamental, inserida no Projeto Mãos Dadas. Para confirmar se o município está inserido na iniciativa, o servidor pode entrar em contato com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de sua circunscrição.


Mãos Dadas


Além do apoio pedagógico aos professores, o projeto prevê em Santana do Paraíso o investimento de mais de mais de R$ 5 milhões, que podem ser destinados para a construção de escolas, aquisição de mobiliários, execução de obras e reformas, entre outros. 


Os recursos financeiros que eram destinados ao governo estadual para custeio dos alunos também serão repassados ao governo municipal - com a mudança, o Município receberá aumento de R$ 2 milhões para a educação por ano.


Em contrapartida, o município de Santana do Paraíso ficará responsável pelos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) da escola Escola Estadual Herbert José de Souza (Betinho), localizada no bairro Cidade Nova.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR