Prefeitura de Ipatinga desobriga o uso de máscara em locais abertos

Prefeitura de Ipatinga desobriga o uso de máscara em locais abertos

A Prefeitura de Ipatinga publicou, nesta terça-feira (16), o decreto 9.862, que deixa de tornar obrigatório o uso de máscara em locais abertos do município. Além da taxa de 70% dos moradores e trabalhadores locais vacinados com as duas doses ou dose única de vacinas contra a Covid-19, o executivo municipal utilizou como argumento para a medida o “cenário de baixo risco de contaminação” do coronavírus na cidade.


No entanto, o acessório continua sendo obrigatório no transporte público coletivo, transporte individual de passageiros por aplicativo ou por meio de táxi, além de estabelecimentos comerciais, indústrias e áreas comuns de condomínios.


 

“A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos é motivo de comemoração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia, esta medida representa um importante salto para vencermos o vírus e voltarmos à normalidade o mais rápido possível”, comentou o secretário municipal de saúde, Cléber de Faria.


Segundo a Prefeitura, para definir as medidas de flexibilização, a Secretaria de Saúde realizou um estudo aprofundado em relação à queda do número de casos de contaminação. Porém, especialistas da área advertem que ainda é preciso tomar certos cuidados, já que o vírus continua circulando em diversos ambientes. A situação é de relativa estabilidade, diante do avanço da vacinação e com o reforço da terceira dose para públicos determinados.


Vacinômetro


O balanço da tarde desta terça-feira (16) apontou 348.622 doses de vacinas aplicadas em Ipatinga, sendo 186.980 da primeira dose e outras 146.649 da segunda dose ou dose única. Há, ainda, mais 14.992 doses de reforço aplicadas.


*Com informações da Prefeitura Municipal de Ipatinga

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR