População cobra da prefeita de Santana do Paraíso para que vete o reajuste no salário dos vereadores

População cobra da prefeita de Santana do Paraíso para que vete o reajuste no salário dos vereadores

Prefeita Luzia do Kim ainda não se manifestou publicamente se vai ou não barrar o reajuste dos vereadores


Após os vereadores de Santana do Paraíso votarem favoravelmente para reajustar o próprio salário na última segunda-feira (18), a população cobra da prefeita Luzia do Kim para que vete a proposta.


Nas redes sociais e em grupos de Whatsapp da cidade a indignação é total. Os moradores não entendem por exemplo como as autoridades, inclusive os vereadores, alegam escassez de recursos para áreas fundamentais como saúde e educação e reajustam eles mesmos os próprios salários.


O reajuste concedido foi de 5,5% bem acima do índice de inflação de 2018 que foi de 3,75% e cada vereador passará a receber R$ 6.540,09 por mês para participar de uma seção ordinária por semana.




Postagem do MBL Vale do Aço que vem circulando nas redes sociais


Enquetes que circulam no Facebook com centenas de votos indicam que mais de 90% da população querem que a prefeita vete o reajuste dos vereadores. Até o MBL (Movimento Brasil Livre) do Vale do Aço aderiu à campanha para que o reajuste seja "barrado" pela prefeita.


MP abre inquérito para investigar reajuste


Após a repercussão na imprensa regional, o Ministério Publico instaurou um inquérito para investigar o aumento de salários dos vereadores de Santana do Paraíso.


O MP esclareceu que o subsídio dos vereadores deve ser fixado pelas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, sempre observando alguns limites. Caso a legislatura anterior não tenha votado, há jurisprudência para votação de correção monetária. O valor máximo da remuneração deve corresponder a 30% do salário dos deputados estaduais e as despesas com os subsídios não podem ultrapassar 5% da receita do município.


A promotoria informou ainda que caso seja comprovado que houve reajuste salarial e não uma correção monetária, os vereadores podem ter que devolver o valor à câmara.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR