PEDRO LEOPOLDO MG, CONHEÇA PEDRO LEOPOLDO, OS PRINCIPAIS DADOS DO MUNICÍPIO 2021, MINAS GERAIS



Gostou do vídeo? Colabore se inscrevendo para ajudar a fortalecer o nosso canal


PEDRO LEOPOLDO MG, CONHEÇA PEDRO LEOPOLDO, OS PRINCIPAIS DADOS DO MUNICÍPIO 2021, MINAS GERAIS

Pedro Leopoldo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em julho de 2017 era de 63 837 habitantes. Situa-se na Região Metropolitana de Belo Horizonte,

Situa-se na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 46 quilômetros a noroeste da capital mineira, ligando-se a esta por meio das rodovias estaduais MG-010 e MG-424. O município se situa às margens de uma ferrovia, a Linha do Centro da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, por onde também se realiza a ligação com a capital mineira e com o estado do Rio de Janeiro, estando atualmente concedida ao transporte de cargas.

Gentílico: pedroleopoldense
Municípios limítrofes: Confins, Esmeraldas, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Matozinhos, Ribeirão das Neves, São José da Lapa e Vespasiano

Pontos turísticos
Há diversos pontos interessantes a serem visitados no município. A Estação Ferroviária, no mesmo estilo das vistas em demais municípios mineiros, no geral, ainda se mantém de pé, mas seu antigo prédio hoje funciona como uma Biblioteca Municipal, conhecida como "Casa da Cultura".

Próximo a Escola São José, funciona desde 2006 um memorial chamado A Casa de Chico Xavier, onde era a sua antiga casa. O local possui várias fotos, textos e artigos utilizados pelo médium. Outro ponto interessante na cidade é a "Praça Chico Xavier", próxima à rodoviária, no meio da qual se situa a Prefeitura.

A Quinta do Sumidouro é a ocupação mais antiga da cidade ainda sobrevivente, parte do distrito de Fidalgo e, vale a pena visitar, por ter construções em estilo barroco, a Casa do Bandeirante Fernão Dias Paes e a Capela do Rosário. O Parque Estadual do Sumidouro concentra várias atrações turísticas como a Lagoa do Sumidouro e a Gruta da Lapinha. Nesta região ainda existem grutas e sítios arqueológicos que podem ser visitados.

Na Linha do Centro da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, se encontram as estações ferroviárias do município: Estação Doutor Lund e Estação Pedro Leopoldo, ambas originais do século XIX. Embora já não operem há anos para embarque de passageiros, atualmente encontram-se restauradas e conservadas, sendo dois pontos turísticos e históricos da cidade. Há também uma terceira estação ferroviária no município, a Estação Wilson Lobato, de estilo contemporâneo e construída pela antiga Rede Ferroviária Federal. Embora também opere para o transporte de cargas, não possui o mesmo charme das duas centenárias estações da cidade.

Do outro lado da linha de trem, existe o Parque de Exposições Assis Chateaubriand, palco de vários shows e diversos eventos importantes da cidade, como o Pedro Leopoldo Rodeio Show. A Fazenda Modelo e o Ceppel, foram reformados recentemente e atendem eventos sociais e, no caso do Ceppel, eventos esportivos.

No Bairro Magalhães existe ainda o Parque Ecológico da Mata da Biquinha.

#PedroLeopoldo #MinasGerais #CanalCidadesdoMundo
--------------------------------------------------------------------------------------------