'Operação Caterva' para desarticular quadrilhas de traficantes é realizada em várias cidades de Minas

'Operação Caterva' para desarticular quadrilhas de traficantes é realizada em várias cidades de Minas

Mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta quarta-feira (6) em 11 cidades de Minas Gerais durante a Operação "Caterva". O objetivo da ação é desarticular grupos especializados em tráfico de drogas.


A ação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Grupo Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com apoio das polícias Militar e Civil.


Ao todo, a operação visa cumprir 156 mandados de prisão e 172 de busca e apreensão. A ação é realizada nas cidades de Abaeté, Abadia dos Dourados, Coromandel, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Paracatu, Uberlândia, Uberaba e Prata, no Triângulo Mineiro; Ribeirão das Neves e Várzea da Palma.


As equipes também cumprem mandados nos presídios de Monte Carmelo, Presidente Olegário e Uberlândia e nas penitenciárias de Patrocínio, Carmo do Paranaíba e Governador Valadares.


Investigação


Os crimes apurados nesta fase da investigação e denunciados pelo Ministério Público se referem ao tráfico e associação para o tráfico de drogas, crimes do Estatuto do Desarmamento e delitos referentes a entradas irregulares de celulares em presídios.


Foram denunciados nesta fase da investigação 130 pessoas e determinado o sequestro de 70 veículos, além medidas cautelares patrimoniais, como bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de imóveis.


Grande parte dos crimes é organizado dentro de unidades prisionais do estado, segundo investigações do Gaeco de Patos de Minas.


Ainda durante as investigações, foram apreendidos 26 kg de maconha, 3 kg de cocaína, 29 kg de Skank (conhecida como supermaconha), 191 comprimidos de ecstasy, valores em espécie, veículos e armas de fogo.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR