Mais uma empresa fecha as portas no Brasil: 99 encerra operações de seu aplicativo de delivery de comida

Mais uma empresa fecha as portas no Brasil: 99 encerra operações de seu aplicativo de delivery de comida

A 99, uma das maiores empresas de aplicativos de transporte do Brasil, decidiu encerrar suas operações no mercado de delivery de comida com o encerramento de seu aplicativo 99Food a partir do dia 17 de abril. A notícia foi recebida com preocupação pelos donos de restaurantes e entregadores que utilizavam o aplicativo.


No último mês, a 99 já havia cortado a oferta do serviço com entregadores parceiros do app, mas continuou funcionando por meio da entrega sob responsabilidade dos restaurantes. Agora, a empresa decidiu encerrar completamente o aplicativo devido ao ambiente competitivo hostil no mercado de delivery de comida.


A 99 afirmou que os entregadores poderão manter seu trabalho por meio de outras plataformas, como a 99Moto e o 99Entrega, onde estes serviços estão disponíveis. A empresa também espera que os restaurantes aproveitem suas soluções logísticas para continuar distribuindo suas refeições.


O setor de restaurantes está preocupado com a decisão da 99, que se soma à baixa da Uber no mercado de delivery de comida no Brasil, ocorrida há pouco mais de um ano. Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), critica a decisão de políticos que criam leis para interferir no mercado e dificultar o funcionamento da cadeia de distribuição de comida.


A 99 afirmou que não haverá demissões decorrentes da medida. No entanto, a decisão da empresa terá impacto direto na vida dos entregadores e restaurantes que utilizavam o aplicativo como fonte de renda e canal de vendas, respectivamente. A concorrência no mercado de delivery de comida no Brasil continua acirrada e é necessário esperar para ver como a saída da 99 irá afetar o setor como um todo.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

COLUNA DO ROGÉRIO

Foto de Rogério Anício