Estudo da UFMG conclui que novo coronavírus não é transmitido pelo esgoto

Estudo da UFMG conclui que novo coronavírus não é transmitido pelo esgoto

Será divulgado nesta segunda-feira (25) um boletim informativo com o resultado do monitoramento do esgoto de Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, após a identificação de coronavírus na rede. E a notícia é boa. De acordo com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a covid-19 não pode ser transmitida pelo esgoto.


Desde o mês passado, pesquisadores da Escola de Engenharia da UFMG desenvolvem o trabalho. O monitoramento consiste em colher amostras das bacias dos ribeirões Arrudas e do Onça e das estações de tratamento de esgoto. 


“A presença do coronavírus no esgoto, no primeiro momento, chamou atenção da imprensa pelo lado ruim, ou seja, pelo risco desse vírus poder transmitir a doença a partir do esgoto. Então, nesse sentido, a palavra é tranquilizadora, ou seja, não existe nenhuma evidência científica que comprove a possibilidade de transmissão da covid-19 a partir do esgoto”, declarou o professor Carlos Chernicharo, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG.


O professor da UFMG chamou a atenção para a necessidade de a população ter água à disposição para fazer a higiene pessoal e evitar a contaminação pela covid-19.


“O aspecto mais importante continua sendo a questão da água. As pessoas têm que ter disponibilidade de água de qualidade para lavar as mãos da higiene pessoal”, finalizou.


*Com informações de Kátia Pereira

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR