Casos prováveis de dengue em Minas quase triplicam em uma semana

Casos prováveis de dengue em Minas quase triplicam em uma semana

O número de casos prováveis de dengue em Minas Gerais teve um salto considerável em um período de uma semana. Boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (21) pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que Minas Gerais registrou 4.112 situações prováveis de dengue, que incluem confirmados e suspeitos. Na última segunda, esse número era de 1.571.


Ainda segundo a secretaria, até o momento, há duas mortes para as quais há investigação de suspeita de dengue. Um terceiro óbito em decorrência da doença chegou a ser cogitado, mas a possibilidade foi descartada.


No ano passado, foram confirmados oito óbitos por dengue. As vítimas eram moradores dos municípios de Araújos, Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Ituiutaba, Lagoa da Prata, Moema e Uberaba. Outros 16 óbitos ainda estão sob investigação.


Chikungunya e zika


Febre chikungunya e zika, outras duas doenças transmitidas através da picada do mosquito Aedes aegypti, também estão sendo monitoradas pelo órgão do Estado. A secretaria divulgou que em Minas Gerais há 63 casos prováveis da chikungunya, e duas mortes estão sob investigação. O número também é maior em relação à última atualização, que apontava 17 casos prováveis.


Já no que diz respeito à zika, foram registrados 23 casos prováveis da doença em 2019. O cálculo também é superior em comparação com o levantamento da semana passada, que detalhou seis possíveis casos de zika.


Alerta


O Estado de Minas Gerais está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes. Segundo a secretaria, um registro maior de casos é esperado para este período (meses quentes e chuvosos) devido à sazonalidade da doença.


Combate


Também nesta segunda-feira, a prefeitura Municipal de Belo Horizonte informou que todos os dias cerca de 1.500 agentes de combate a endemias percorrem os bairros da capital realizando vistorias para controle de zoonoses. De acordo com o órgão, em 2018 foram mais de 4.399.681 imóveis visitados.


 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR