Brumadinho: bombeiros aguardam autorização para retomada de buscas pelas '11 joias'

Brumadinho: bombeiros aguardam autorização para retomada de buscas pelas '11 joias'

As buscas pelas 11 vítimas ainda não localizadas da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, paralisadas por causa da pandemia de covid-19, ainda não tem data definida para serem restabelecidas, mas isso está próximo de acontecer. O Corpo de Bombeiros elaborou protocolos de segurança que são a avaliados pelo comitê de enfrentamento à covid-19 do governo de Minas. 


A previsão inicial de retomada em meados deste mês não será possível. Contudo, há possibilidade de retorno em agosto. E, depois disso, conforme o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), elas deverão ter uma janela de três meses "até que a chuva comece a impossibilitar".


O rompimento da barragem B1, da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, matou 270 pessoas entre funcionários da mineradora e terceirizada, moradores de comunidades próximas e hóspedes de uma pousada. Das vítimas, 259 tiveram os corpos localizados e as restantes, chamadas de 11 joias, ainda não foram encontradas.


Entre os protocolos, está a testagem de todos os militares envolvidos na operação, cuidados especiais no processo de deslocamento, higienização do local, entre outros. "Nós ainda mantemos a esperança que as 11 joias serão encontradas", analisa o coronel Alexandre Rodrigues, do Corpo de Bombeiros.


Nessa quinta-feira, durante a preparação para retomada das buscas, os bombeiros encontraram um segmento de corpo. Ainda não há informações sobre a identificação e o estado de decomposição do segmento, que foi localizado na área chamada Terminal de Cargas Ferroviário. Também não é possível dizer que se trata de uma vitima ainda não localizada, já que pode pertencer a um corpo já encontrado.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR