Brasil pode se igualar a ditaduras ao bloquear Telegram, alerta aplicativo de mensagens

Brasil pode se igualar a ditaduras ao bloquear Telegram, alerta aplicativo de mensagens

O aplicativo de mensagens Telegram disparou uma mensagem nesta semana alertando para a perda da liberdade de expressão no Brasil caso a chamada "PL das Fake News" seja aprovada. A plataforma é conhecida por defender a liberdade de expressão e é proibida em onze ditaduras ao redor do mundo, como China, Coreia do Norte e Cuba.


Caso o Brasil decida bloquear o aplicativo, se juntará a esses países e se tornará o primeiro país democrático a tomar essa medida. O alerta do Telegram vem em um momento em que a censura nas redes sociais é cada vez mais debatida em todo o mundo e a liberdade de expressão está em jogo.


A discussão sobre o bloqueio do Telegram no Brasil tem sido acalorada, especialmente diante da aprovação da "PL das Fake News", que pode ser prejudicial para a liberdade de expressão no país. A plataforma de mensagens alerta que a aprovação da lei pode levar ao controle do que é publicado na internet e limitar o acesso à informação.


Embora alguns governos justifiquem o bloqueio de aplicativos de mensagens como medida para proteger a segurança nacional e evitar a disseminação de informações prejudiciais, a censura nas redes sociais é um tema controverso e que gera debates sobre o papel dos governos na regulamentação da internet.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR