Após disparada de mortes, governo Bolsonaro esconde casos da Covid-19 e tira site do ar

Após disparada de mortes, governo Bolsonaro esconde casos da Covid-19 e tira site do ar

O Ministério da Saúde modificou novamente a forma de divulgar os dados da epidemia causada pelo novo coronavírus e, agora, não informa mais o total de casos e óbitos do país, nem por estado. A mudança no formato não foi informada previamente. Além disso, o portal mantido pelo ministério com dados atualizados da Covid-19 foi tirado do ar.


Desde abril, o ministério divulgava, diariamente, uma lista contendo o total de casos e mortes causadas pela doença registradas nas últimas 24 horas. Os dados eram segregados por estado e traziam uma totalização nacional.


Ao longo das últimas semanas, algumas mudanças na tabela divulgada pelo governo foram feitas, mas os dados totais sempre foram mantidos. Até ontem, por exemplo, a planilha trazia a soma dos casos totais da doença no Brasil e nos estados, a quantidade de casos novos registrados nas últimas 24 horas, o total de pacientes recuperados e em acompanhamento, o total de mortes e a quantidade de óbitos registrados nas últimas 24 horas.

Na sexta-feira (6/6) a tabela distribuída pelo governo retirou a maior parte desses dados. A tabela dá ênfase no número de pacientes recuperados e traz apenas a quantidade de casos novos e mortes registradas nas últimas 24 horas por estado e no país, sem os números totais.


No site, era possível acompanhar a evolução dos casos e mortes causados pela Covid-19 em todos os estados brasileiros. Ao acessar o site, a mensagem é de que o portal está em manutenção.


A mudança na forma de divulgar os dados aconteceu em meio a críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre a forma como a imprensa vem tratando o tema. Desde a quarta-feira, o Ministério da Saúde deixou de divulgar os dados da doença às 19h, como vinha fazendo há algumas semanas. Alegando motivos técnicos, o ministério passou a divulgar as informações após as 22h.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR