Seis idosos morrem por coronavírus em asilo de Piranga-MG

Seis idosos morrem por coronavírus em asilo de Piranga-MG

Seis moradores de um lar de idosos em Piranga, na Zona da Mata, morreram após um surto pelo novo coronavírus (Covid-19) no local. Ao todo, 27, dos 73 idosos que se hospedavam no Lar São José de Piranga, se infectaram com a doença. A cidade teve registros de sete mortes até o momento, seis delas por causa do surto no asilo. 


De acordo com a  assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, o primeiro caso da doença do asilo foi no dia 23 de maio. Uma idosa de 72 anos pegou a doença e morreu quatro dias depois, no dia 27 de maio. A última morte dos hóspedes do local foi no dia 20 de junho. Todos os idosos que morreram no asilo tinham acima de 60 anos - ou seja eram do grupo de risco para a Covid-19. Como eles dividiam quartos e uma idosa pegou o coronavírus, a doença foi se espalhando. 


Dos 27 moradores do asilo que testaram positivo para a doença, 18 precisaram ficar internados, onze já receberam alta, um ainda está internado internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) em Conselheiro Lafaiete e três idosos estão em isolamento domiciliar. Funcionários do lar também tiveram resultado positivo para a doença, mas não tiveram complicações. 


Por causa do surto no asilo, que é filantrópico, a Prefeitura Municipal de Piranga assumiu o lar temporariamente, por meio de uma ordem judicial. A prefeitura informou que “está trabalhando na organização da entidade, especialmente, nas ações de combate ao novo coronavírus COVID-19, através de um Comitê Gestor e que está nas mãos da Justiça o futuro administrativo da entidade”.


Segundo a prefeitura, foi montada uma força-tarefa para combater o coronavírus no asilo. Funcionários do Departamento Municipal de Saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, foram escalados para trabalhar no asilo. Durante um período, foi realizada a transferência de alguns idosos que testaram negativo para Covid-19 para uma pousada onde eles ficaram sob cuidados de funcionários de saúde da prefeitura. 


Além disso, foi feita a descontaminação de toda a estrutura do lar de idosos. Os funcionários que se contaminaram fizeram isolamento social por 14 dias e ficaram afastados do trabalho. Foram tomadas medidas físicas para manter os idosos com maior distanciamento. 


Na cidade de Piranga os cerca de 18 mil moradores foram orientados a manter o isolamento social. Só funcionam as atividades básicas do comércio e bares e restaurantes no esquema de delivery. Há 46 confirmações da doença no município.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR