Ponte Nova-MG fará novo concurso para Departamento de Água e Esgoto

Ponte Nova-MG fará novo concurso para Departamento de Água e Esgoto

Minas Gerais vai receber um novo concurso. O Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES) de Ponte Nova-MG já planeja sua seleção. O projeto básico já foi enviado às empresas, que irão disputar a organização do concurso. FOLHA DIRIGIDA teve acesso ao documento e traz detalhes dos cargos e número de vagas. Confira!


O DMAES é uma autarquia da Prefeitura de Ponte Nova, a 180km de Belo Horizonte, em Minas Gerais. De acordo com o projeto básico, o concurso terá 42 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva.


As oportunidades serão para os cargos de níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Já os vencimentos irão variar de R$973,09 a R$2.862,82. Confira!



  • Nível fundamental (5º ano completo): encanador e instalador de tubulações (com CNH AB); trabalhador de estrutura de alvenaria; e ajudante de obras civis;

  • Nível fundamental completo: motorista de veículos de cargas em geral (com CNH D); leiturista; e trabalhador na operação de máquinas de terraplanagem e fundações;

  • Nível médio: assistente administrativo; operador de telefonia; e operador de estação de captação, tratamento e distribuição de água; 

  • Nível médio técnico: técnico em segurança do trabalho; técnico em informática; e eletricista industrial; 

  • Nível superior: psicólogo e engenheiro civil (Saneamento).


Concurso DMAES-MG terá diversas etapas de avaliação


Os candidatos do concurso DMAES-MG serão avaliados por provas objetivas (todos os cargos), provas discursivas, práticas e de aptidão física, além da avaliação de títulos, para cargos específicos. 


As provas objetivas serão realizadas em um único dia, na cidade de Ponte Nova. As avaliações serão aplicadas em dois turnos, sendo manhã ou tarde, conforme o cargo escolhido.


As provas discursivas  serão feitas pelos candidatos aos cargos de assistente administrativo, engenheiro civil, operador de estação de captação, psicólogo e técnico em segurança do trabalho. 


A prova prática será aplicada para os inscritos nos cargos de ajudante de obras civis, encanador e instalador de tubulações, eletricista industrial, operador de telefonia, motorista, técnico em informática,  trabalhador de estrutura de alvenaria e na operação de máquinas de terraplanagem e fundações.


O TAF será apenas para leiturista e a análise de títulos, para candidatos dos cargos de nível superior. O concurso DMAES-MG terá validade de dois anos, podendo prorrograr por igual período. Após a definição da empresa organizadora, o edital com as informações oficiais poderá ser divulgado.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR