Balanço aponta que Minas registrou uma média de 82 casos de dengue por dia em 2018

Balanço aponta que Minas registrou uma média de 82 casos de dengue por dia em 2018

Por dia, Minas registrou uma média de quase 82 casos de dengue por dia no último ano. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram 29.875 casos prováveis da doença no Estado. Ainda segundo a pasta, oito pessoas morreram vítimas da enfermidade, e outras 14 mortes estão em investigação. Dos oito óbitos confirmados, cinco estão em cidades da região Centro-Oeste do Estado. 


Segundo a SES, houve um aumento de 15,2% no número de casos prováveis da doença em comparação com 2017. Em nota, a secretaria afirmou que o aumento pode ser explicado pelo desabastecimento de kits para o diagnóstico laboratorial por parte do Ministério da Saúde. Contudo, segundo a pasta, um processo de aquisição de kits comerciais está sendo realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). De acordo com o Ministério da Saúde, é incorreto relacionar o abastecimento da rede laboratorial com o aumento de casos. Segundo o órgão, Minas recebeu 20,1 mil testes de diagnósticos de dengue em 2018.


Em relação à febre chikungunya, o Estado registrou 11.772 casos prováveis no ano passado, sendo a maioria na região do Vale do Aço. No caso do zika, houve 184 casos prováveis da doença.


Para o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano, “é preciso limpar tudo que pode servir de criador para os mosquitos e usar repelentes”.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR