Surto de arboviroses no Vale do Aço faz Hospital Márcio Cunha operar em níveis críticos

Surto de arboviroses no Vale do Aço faz Hospital Márcio Cunha operar em níveis críticos

O Hospital Márcio Cunha (HMC), localizado em Ipatinga, Vale do Aço, enfrenta uma situação crítica devido ao surto de dengue e chikungunya em Minas Gerais. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (26 de janeiro), a unidade de saúde informou que atingiu o limite máximo de sua capacidade de atendimento. O Vale do Aço registra, em 2024, 4.355 casos confirmados de chikungunya e 1.253 de dengue, de acordo com o painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Em todo o estado, são 21.573 casos de dengue e 5.867 de chikungunya.


O HMC fez um apelo à comunidade, solicitando que busque atendimento no Pronto-Socorro do Hospital apenas em casos de extrema necessidade. A instituição enfatizou a importância da compreensão e colaboração da população, classificando o momento como um cenário crítico de saúde coletiva, devido ao aumento dos casos de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.


A cidade de Ipatinga, onde o hospital está situado, registra 650 casos de dengue confirmados e 1.855 de chikungunya em 2024, segundo o painel de monitoramento da SES-MG. No dia 5 de janeiro, a cidade decretou situação de emergência devido ao alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti, com validade de 90 dias.


O índice de infestação do mosquito na cidade, conforme o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de novembro de 2023, estava em 3,6%, considerado de médio risco. O município intensifica ações, incluindo o uso de carro fumacê com inseticidas, mutirões de limpeza em lotes vagos e áreas de construção, e visitas domiciliares para combater os focos do mosquito.


A prefeitura destacou que até 12 de janeiro, mais de 4 mil imóveis seriam visitados por equipes de combate a endemias, formadas por 70 Agentes de Combate a Endemias (ACE’s), supervisores e técnicos. O HMC reiterou seu compromisso em aplicar todos os recursos disponíveis para atenuar os efeitos e garantir cuidados de excelência à comunidade, visando melhorar o suporte no enfrentamento dessa situação crítica de saúde pública.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR