Sérgio Moro faz balanço sobre os dez anos da operação Lava Jato: 'corruptos estão na ativa novamente'

Sérgio Moro faz balanço sobre os dez anos da operação Lava Jato: 'corruptos estão na ativa novamente'

À medida que a Operação Lava Jato completa uma década, o ex-juiz Sérgio Moro faz uma reflexão sobre seu legado e a evolução da luta contra a corrupção no Brasil. Moro destaca o apoio crucial da sociedade brasileira para desmantelar redes de corrupção, ressaltando que a operação marcou um ponto de virada na história do país ao expor práticas corruptas enraizadas em instituições-chave como a Petrobras.


Iniciada com a detenção de Alberto Youssef em 2014, a operação revelou uma rede de subornos e desvio de fundos que envolvia múltiplas empresas e partidos políticos, incluindo o PT de Lula. Apesar dos avanços iniciais, a operação enfrentou obstáculos legais e mudanças políticas ao longo dos anos.


Moro lamenta que, após anos de progresso, a Lava Jato tenha sido questionada e desacreditada por setores políticos, incluindo o governo atual liderado por Lula. Ele e outros membros da equipe de procuradores de Curitiba enfrentam acusações de abuso de poder econômico em relação às eleições de 2022.


Decisões judiciais foram questionadas e condenações foram anuladas, o que gerou uma percepção de impunidade e enfraquecimento da luta contra a corrupção. Apesar dos desafios, Moro sustenta que é crucial fortalecer os mecanismos de prevenção e manter o impulso na luta contra a corrupção, reconhecendo que ainda há um longo caminho a percorrer.


Apesar dos contratempos, Moro acredita que a Operação Lava Jato representou um avanço significativo no combate à corrupção no Brasil, deixando um legado importante para o país.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR