Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco após seis anos do crime

Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco após seis anos do crime

Na manhã deste domingo (24/3), a Polícia Federal deflagrou a Operação Murder Inc., resultando na prisão de três suspeitos de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, bem como na tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves. Os detidos incluem o deputado federal Chiquinho Brazão (União-RJ), seu irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa.


A ação, que contou com a participação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), ocorre após seis anos do crime que chocou o país. Além das prisões, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


A operação também teve o apoio da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, investigando os crimes de organização criminosa e obstrução de justiça.


Chiquinho e Domingos Brazão, que têm influência política em Jacarepaguá, bairro da zona oeste do Rio, historicamente controlado pela milícia, foram citados em depoimentos relacionados ao caso. Enquanto Chiquinho negava qualquer envolvimento com Marielle, seu irmão Domingos foi mencionado por um miliciano em relação ao crime.


Antes dessa operação, apenas os executores do assassinato haviam sido presos, incluindo ex-policiais militares e um ex-sargento do Corpo de Bombeiros. Agora, a investigação avança para descobrir quem foi o mandante por trás do brutal assassinato que abalou o país.


A irmã de Marielle, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, celebrou as prisões, expressando esperança por respostas sobre quem ordenou o crime. O ministro do STF, Flávio Dino, também destacou a importância da fé e justiça neste momento crucial da investigação.


Com a prisão dos suspeitos, a expectativa é que o desfecho deste caso emblemático traga não apenas justiça para Marielle e sua família, mas também esclarecimentos fundamentais para a sociedade brasileira.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR