Mocidade Alegre é bicampeã do Carnaval de São Paulo com enredo sobre Mário de Andrade

Mocidade Alegre é bicampeã do Carnaval de São Paulo com enredo sobre Mário de Andrade


A Mocidade Alegre conquistou seu 12º título do Carnaval de São Paulo na madrugada deste domingo (12) com um desfile emocionante e criativo em homenagem ao escritor e poeta Mário de Andrade. O enredo “Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país” encantou o público e os jurados com sua riqueza cultural e estética.


A escola, fundada em 1967 no bairro do Limão, na zona norte de São Paulo, retratou a expedição realizada por Mário de Andrade em 1924, há exatos 100 anos. A viagem, que partiu da capital paulista e teve como destino o interior do Brasil, serviu como inspiração para o escritor na construção de sua obra modernista.


O desfile da Mocidade Alegre foi dividido em cinco setores, cada um representando uma região visitada por Mário de Andrade. O primeiro setor, “Minas Gerais: Barroco e Fé”, destacou a arte barroca nas igrejas mineiras. O segundo, “Amazônia: Encantos e Mistérios”, retratou a cultura dos povos ribeirinhos do Rio Amazonas. O terceiro, “Nordeste: Festas e Devoção”, apresentou a religiosidade e as festas populares do Nordeste. O quarto, “Samba: Raízes e Identidade”, abordou a origem do samba e sua importância para a cultura brasileira. E o quinto, “São Paulo: Modernismo e Vanguarda”, celebrou a Semana de Arte Moderna de 1922 e o legado de Mário de Andrade.


Com alegorias grandiosas, fantasias criativas e um samba contagiante, a Mocidade Alegre emocionou o público e conquistou o bicampeonato do Carnaval de São Paulo. A escola somou 270 pontos, a nota máxima, e superou as coirmãs Águia de Ouro e Mancha Verde, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.


A viagem de Mário de Andrade e sua influência na obra do escritor


Em 1924, Mário de Andrade, então com 30 anos, decidiu realizar uma expedição pelo interior do Brasil. O objetivo era conhecer a cultura e a história do país, e buscar elementos para a construção de uma literatura brasileira autêntica.


A viagem durou seis meses e percorreu mais de 10 mil quilômetros. Mário de Andrade visitou diversos estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Pernambuco e São Paulo. Durante a expedição, ele teve contato com diferentes culturas, costumes e tradições, que o inspiraram a escrever algumas de suas obras mais importantes, como “Macunaíma”, “Amar, Verbo Intransitivo” e “Pauliceia Desvairada”.


Após percorrer o Brasil, Mário de Andrade retornou a São Paulo e explorou o interior paulista, chegando à cidade de Pirapora do Bom Jesus, onde se deparou com uma festa que tem raízes profundas na origem do samba paulistano. Para a Mocidade Alegre, encerrar o desfile no Rio de Janeiro, onde nasceu o samba carioca na casa de Tia Ciata, não faria sentido, pois a essência do samba paulistano também estava presente em sua homenagem.




Classificação final:


1º Mocidade – 270,0


2º Dragões – 270,0


3º Tatuapé – 269,8


4º Gaviões – 269,6


5º Mancha – 269,6


6º Império – 269,6

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR