Ministros de Lula já fizeram 226 viagens internacionais desde o início do governo

Ministros de Lula já fizeram 226 viagens internacionais desde o início do governo

Durante o primeiro ano e quatro meses de gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os ministros do terceiro mandato fizeram um total de 226 viagens para fora do país, segundo dados levantados pela agência de dados especializada Fiquem Sabendo.


Os destinos mais frequentes foram Buenos Aires, na Argentina, e Nova York, nos Estados Unidos, com pelo menos 13 viagens para cada um desses locais. Lisboa, Washington e Paris também foram destinos frequentes, com nove, sete e seis viagens, respectivamente.


O ministro que mais viajou durante esse período foi o titular do Ministério das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com um total de 34 viagens. Em seguida, estão os ministros da Saúde, Nísia Trindade, e da Fazenda, Fernando Haddad, com 11 visitas cada.


Apesar do esforço em fortalecer relações internacionais, alguns ministros tiveram poucas viagens registradas, como Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional, que teve apenas duas viagens no período analisado.


As viagens internacionais dos ministros resultaram em um gasto total de cerca de R$ 4,5 milhões em diárias, destinadas ao custeio de despesas de servidores durante as viagens a trabalho, como hospedagem, alimentação e transporte.


Em resposta ao levantamento, o Palácio do Planalto destacou que as viagens fazem parte de uma estratégia para recuperar a imagem do Brasil no exterior, ampliar relações comerciais e buscar investimentos.


O governo ressaltou que essas missões internacionais resultaram em diversos acordos comerciais e investimentos diretos no país, além de contribuir para a entrada de turistas internacionais, que registrou o melhor mês de março da série histórica.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR

Em Destaque