MG notifica mais 11 mortes por dengue em dois dias e tem 670 mil casos suspeitos

MG notifica mais 11 mortes por dengue em dois dias e tem 670 mil casos suspeitos

A epidemia de dengue em Minas Gerais continua em escalada. Nos últimos dois dias, mais 11 mortes pela doença foram confirmadas – totalizando 111 desde o início do ano. Os dados ficam disponíveis no painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), atualizado nesta quarta-feira (20 de março), e podem sofrer alterações dentro de um período de até 60 dias. 


No Estado, foram confirmados 251.805 casos de dengue. Para se ter ideia, em pouco mais de duas semanas, houve um aumento de 74% – em 4 de março, eram 144.319 diagnósticos. Ainda, outros 670.570 casos prováveis estão em Minas Gerais.  O Estado é o que mais confirmou casos de dengue no Brasil neste ano de 2024. 


Mais sobre as arboviroses 


Chikungunya: são 39.580 casos registrados em Minas Gerais, e outros 61,1 mil em investigação. Até o momento, 24 mortes foram confirmadas. 


Zika: são 14 casos registrados em Minas Gerais, e outros 141 em investigação. Até o momento, não há mortes confirmadas.


Estado de emergência


O governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de dengue e chikungunya. O decreto foi publicado no Diário Oficial do governo de Minas Gerais no dia 27 de janeiro e tem prazo de 180 dias.


De acordo com o texto, está autorizada a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o aumento de casos das doenças, em especial a aquisição de insumos e materiais para atender a situação emergencial.


O Tempo 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR