LIRAa aponta aumento de mais de 100% no índice de infestação do Aedes Aegypti em Ipatinga

LIRAa aponta aumento de mais de 100% no índice de infestação do Aedes Aegypti em Ipatinga

A prefeitura de Ipatinga divulgou os resultados do Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), revelando um aumento significativo no grau de infestação para 7,4%. Este número representa mais que o dobro do índice registrado no levantamento anterior, em 13 de novembro do ano passado, quando a infestação era de 3,6%.


O levantamento abrangeu mais de 4 mil imóveis, destacando os bairros com maiores índices de infestação, como Bom Jardim, Ferroviários, Horto, região industrial e da Usipa, que apresentaram 12,8% de infestação.


Os criadouros mais frequentes foram encontrados em Depósitos Móveis (vasos/frascos, pratos, bebedouros), representando 37,6% dos focos. O descarte inadequado de lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em ferro velho) contribuiu com 29,8% dos criadouros.


A prefeitura informou que está intensificando as ações de combate ao mosquito em toda a cidade, incluindo a aplicação de fumacê com veículos e equipamentos móveis. Além disso, estão sendo realizadas melhorias na infraestrutura da rede de saúde para atender pessoas afetadas por dengue, zika e chikungunya.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR