Haddad acusa Zema de nunca ter ido a Bolsonaro para tentar negociar a dívida de Minas

Haddad acusa Zema de nunca ter ido a Bolsonaro para tentar negociar a dívida de Minas

Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), detalhou o projeto apresentado pelo governo federal para renegociar as dívidas dos estados. Ele destacou que a proposta visa principalmente impulsionar os investimentos no ensino profissional.


Haddad ressaltou que a proposta inclui a criação de um grande programa nacional semelhante ao Prouni, no qual a dívida seria trocada por investimentos na educação profissional. Essa iniciativa visa reduzir os juros pagos atualmente, que estão elevados, e exigir contrapartidas focadas na juventude brasileira.


O ministro alfinetou o governador Romeu Zema (Novo), apontando que durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Zema nunca buscou discutir a questão da dívida do estado com o governo federal. Haddad destacou a falta de negociação em torno da dívida de Minas Gerais.


Dívida bilionária 


A dívida de Minas já ultrapassa a cifra de R$ 165 bilhões e durante os cinco anos do governo Zema nenhuma parcela devida foi paga, o que ocasionou um acúmulo e um aumento de 40% da dívida bilionária apenas nesse período.


Essa troca de declarações evidencia as diferentes abordagens e perspectivas dos atores envolvidos na questão da dívida estadual e a necessidade de diálogo para encontrar soluções que beneficiem Minas Gerais e sua população.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR