Gaeco deflagra a Operação Sicários III para prender traficantes e combater o tráfego de drogas em várias cidades de Minas

Gaeco deflagra a Operação Sicários III para prender traficantes e combater o tráfego de drogas em várias cidades de Minas

O GAECO Regional de Ipatinga, em colaboração com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e o Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou a Operação SICÁRIOS III na manhã de sexta-feira, 08/03. A operação visava cumprir 30 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão, todos decretados pelo Poder Judiciário após o recebimento da denúncia.


Os alvos dos mandados estavam localizados nas cidades de Mutum, Chalé, Caratinga, Ipanema, Conceição de Ipanema, Ipaba, e também nos municípios capixabas de Cariacica e Vitória.


A operação é resultado de um Inquérito Policial iniciado em 2022, instaurado para investigar uma associação voltada para o tráfico de drogas, responsável por trazer grandes quantidades de entorpecentes para a região de Mutum e cidades vizinhas.


A Operação SICÁRIOS I resultou na prisão dos líderes da associação investigada, que no final de 2021 e início de 2022, eram dois dos foragidos mais procurados do Estado de Minas Gerais, envolvidos em homicídios, associação ao tráfico, tráfico de drogas, e outros crimes.


A partir da análise de materiais encontrados durante a prisão de um desses líderes, o GAECO começou a desvendar todos os membros de uma rede criminosa que dominava a venda de entorpecentes na região. Isso resultou na realização da Operação Sicários II, ocorrida em 05 de outubro de 2022, data em que foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão.


Naquela segunda fase da operação, drogas e armas de fogo foram apreendidas, além de outros elementos de prova, que resultaram na prisão em flagrante de 6 indivíduos. Após uma nova análise do material probatório coletado, foi possível realizar a última etapa da investigação em questão, que já conta com 30 indivíduos denunciados pelo Ministério Público.


A operação coordenada pelo GAECO contou com a participação de cerca de 200 policiais da PCMG, PMMG e PRF, de um helicóptero da PMMG, além do apoio de policiais da PMES, para o cumprimento das medidas cautelares judiciais naquele Estado. Os investigados responderão pelos crimes de associação ao tráfico e tráfico de drogas, que juntos podem resultar em até 25 anos de reclusão.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR