Estudo Alerta para Riscos de Deslizamentos em Diogo de Vasconcelos, MG: 110 Áreas de Perigo Identificadas

Estudo Alerta para Riscos de Deslizamentos em Diogo de Vasconcelos, MG: 110 Áreas de Perigo Identificadas

Um estudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) revelou que o município de Diogo de Vasconcelos, na região da Zona da Mata Mineira, possui 110 áreas de perigo associadas a deslizamentos de terra e duas relacionadas à queda de blocos. O levantamento faz parte da Carta de Perigo a Movimentos Gravitacionais de Massa elaborada por uma empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).


O relatório aponta que as áreas de risco em Diogo de Vasconcelos, onde reside uma população de 3,5 mil pessoas, resultam de características geológicas e geomorfológicas da região, além de alterações realizadas pela população na paisagem.


Além disso, o estudo atualizou o mapeamento de áreas de risco na cidade, identificando 13 setores de risco considerados "alto" e "muito alto" em relação a movimentos de massa e inundação.


O SGB sugere que obras preventivas ou de reabilitação no terreno podem reduzir o grau de perigo, mas alerta que intervenções inadequadas podem agravar a situação. O propósito do estudo é contribuir para a proteção de vidas, auxiliando no gerenciamento de riscos e prevenção de desastres.


A prefeitura de Diogo de Vasconcelos foi procurada para comentar sobre as ações adotadas durante o período chuvoso e as medidas que podem ser implementadas após o estudo do SGB. Até o momento da publicação, não houve retorno.


Previsão de Chuvas Intensas Aumenta Preocupações em Diogo de Vasconcelos


Diogo de Vasconcelos está entre as 558 cidades de Minas Gerais que devem enfrentar chuvas intensas até sábado (6 de janeiro), de acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso aponta para a possibilidade de precipitações com grau de severidade classificado como "Perigo potencial" e outro com grau "Perigo".


A previsão para os próximos dias na cidade inclui muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada no sábado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas no domingo, e pancadas de chuva isoladas na segunda-feira.


A comunidade local deve permanecer atenta às condições climáticas e às áreas de risco destacadas pelo estudo do SGB diante do período chuvoso previsto.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR