Eleições em El Salvador: Nayib Bukele lidera nas pesquisas com mais de 80% de intenções de voto

Eleições em El Salvador: Nayib Bukele lidera nas pesquisas com mais de 80% de intenções de voto

Neste domingo (4), aproximadamente 5,4 milhões de eleitores salvadorenhos terão a responsabilidade de escolher seu próximo presidente e 60 deputados da Assembleia. Todas as atenções estão voltadas para Nayib Bukele, atual presidente, que se afastou para concorrer à reeleição e surge como favorito absoluto, de acordo com pesquisas recentes.


Em um gesto incomum, Bukele visitou uma prisão no país, projetada para acomodar 40 mil pessoas, evidenciando seu comprometimento com a abordagem rigorosa à criminalidade. Desde 2022, El Salvador permanece em estado de exceção, com mais de 70 mil prisões relacionadas a atividades gangsteris. Bukele implementou uma prisão de segurança máxima, onde mais de 100 detentos vivem em celas sem colchões, contribuindo para uma notável aprovação presidencial de cerca de 90%.


Projeções apontam vitória esmagadora para Novas Ideias


Se as pesquisas forem precisas, Bukele poderá conquistar mais de 80% dos votos, consolidando o domínio de seu partido, Novas Ideias, na Assembleia. A última projeção de intenções de voto da Universidad Centroamericana José Simeón Cañas revela os seguintes números: Novas Ideias (Bukele) 81,9%, FMLN (esquerda) 4,2%, Arena (direita tradicional) 3,4%, Nosso Tempo 2,5%, Força Solidaria 1,1%, Frente Patriótica Salvadorenha 1%.


A cláusula que exige 50 mil votos válidos nas eleições legislativas pode resultar no desaparecimento de alguns partidos, enquanto Novas Ideias está posicionado para conquistar 57 das 60 cadeiras parlamentares. Bukele, no poder desde 2019, continua a denunciar a corrupção nos partidos tradicionais, FMLN e Arena, cujos ex-presidentes enfrentam acusações de lavagem de dinheiro.


**Nayib Bukele: Da publicidade à política, uma trajetória ascendente**


Filho de um empresário de origem palestina, Nayib Bukele ingressou na política após trabalhar em uma agência publicitária da família. Sua ascensão política começou como prefeito de Nuevo Cuscatlan, onde conseguiu melhorar índices de homicídio e doava seu salário para estudantes bolsistas.


Bukele, anteriormente vinculado à FMLN, mudou para um partido de direita após desentendimentos em 2017. Ele foi eleito prefeito de San Salvador em 2015, destacando-se por revitalizar o centro histórico e construir uma biblioteca. Com sua popularidade crescente nas redes sociais, Bukele alcançou a presidência em 2019.


Governo de Bukele: Decisões controversas e popularidade inabalável


Desde assumir o cargo, Bukele adotou medidas polêmicas, demitindo 400 funcionários públicos via Twitter e se autointitulando o presidente mais "cool" do mundo. Suas políticas incluíram a suspensão de liberdades civis para combater gangues, prisões em massa de suspeitos e o apoio à demissão de juízes e procuradores.


Além disso, Bukele introduziu o bitcoin como moeda legal, gerando críticas internacionais. Apesar das controvérsias, sua abordagem autoritária conquistou a aprovação da maioria dos salvadorenhos, atingindo quase 90%. Agora, Bukele busca um segundo mandato, prometendo continuar a transformação que, para alguns, é vista como um modelo perigoso e não sustentável a longo prazo.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR