El Salvador inicia julgamento virtual de quase 500 supostos líderes da gangue Mara Salvatrucha

El Salvador inicia julgamento virtual de quase 500 supostos líderes da gangue Mara Salvatrucha

A procuradoria-geral de El Salvador anunciou o início de um extenso julgamento, realizado virtualmente, envolvendo quase 500 supostos líderes da gangue Mara Salvatrucha (MS-13). Os acusados enfrentam mais de 37 mil crimes cometidos ao longo de uma década, incluindo homicídio qualificado, sequestro e tráfico de armas.


Entre os réus estão 24 chefes da MS-13, alguns dos quais têm pedidos de extradição dos Estados Unidos. A procuradoria destaca que cada crime atribuído aos membros da gangue foi supostamente ordenado pelos líderes, buscando assegurar que enfrentem as consequências por décadas de sofrimento causado aos salvadorenhos.


O julgamento ocorre em um formato virtual, pois os acusados estão detidos em diversas prisões. Alguns estão sob custódia há anos, enquanto outros foram capturados durante o estado de emergência declarado pelo país em março de 2022. O presidente Nayib Bukele, conhecido por suas políticas rigorosas contra o crime, foi recentemente reeleito, destacando a popularidade de suas abordagens entre os eleitores, apesar de preocupações de grupos de direitos humanos sobre possíveis violações durante detenções em massa.


A vitória contundente nas urnas fortaleceu a posição de Nayib Bukele, que se reelegeu presidente de El Salvador por mais cinco anos, consolidando seu foco no combate ao crime como marca de seu governo.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR