Café da cidade de Simonésia conquista o 2º lugar no principal concurso de café do mundo

Café da cidade de Simonésia conquista o 2º lugar no principal concurso de café do mundo

O café produzido por Horácio Antônio de Moura, no Sítio Três Barras, em Simonésia (Matas de Minas), alcançou uma notável marca de 91 pontos e foi aclamado como um café presidencial. Além disso, conquistou o 2º lugar no Cup of Excellence Brazil 2023, o principal concurso de qualidade de café do mundo. O evento é promovido no Brasil pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em colaboração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).


O café Sítio 3 Barras, de Horácio Antônio de Moura, tem ganhado destaque tanto no mercado nacional quanto internacional. O cafeicultor já acumula diversos prêmios e reconhecimentos em competições de qualidade de café. Seu café é apreciado em várias cidades brasileiras, como Belo Horizonte, São Luís do Maranhão, Brasília, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná. Além disso, ele é exportado para a Europa, com destaque para Portugal.


No concurso deste ano, que contou com mais de 600 amostras inscritas por cafeicultores, foram selecionados os três melhores cafés com a pontuação mais alta, além de outros 27 cafés que ficaram entre o segundo e o décimo lugar em cada uma das categorias: 'via seca' (colhido e seco com casca), 'via úmida' (cereja descascado, despolpado ou desmucilado) e 'experimental' (cafés que passaram por algum processo de fermentação induzida).


O café produzido por Horácio Antônio de Moura faz parte dos seis lotes que receberam uma pontuação superior a 90 pontos, sendo considerados "cafés presidenciais". Esses cafés serão leiloados internacionalmente, via internet, com um preço de abertura de US$ 6,50 por libra-peso, o equivalente a mais de R$ 4.300 por saca de 60 kg.


Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, destacou a inovação do Cup of Excellence deste ano, que incluiu a categoria "experimental" e permitiu que juízes internacionais conhecessem e promovessem os novos cafés brasileiros. Ele enfatizou a qualidade e a singularidade dos cafés brasileiros, agradecendo aos cafeicultores e enfatizando a importância do concurso como uma vitrine internacional para os produtos do Brasil.


Desde sua criação em 1999, o Cup of Excellence sempre teve como foco os cafeicultores, suas histórias e a sustentabilidade na produção de cafés de qualidade. O concurso atrai provadores e compradores de todo o mundo, promovendo o intercâmbio entre eles e ajudando os produtores a entender as preferências de cada mercado e aprimorar sua produção. Com sua diversidade geográfica e topográfica, o Brasil se destaca como o principal fornecedor de cafés especiais do mundo, produzindo uma ampla variedade de aromas e sabores.


O sucesso de Horácio Antônio de Moura e seu café Sítio 3 Barras é mais um exemplo do potencial e da qualidade dos cafés brasileiros, que continuam a conquistar reconhecimento global.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR