Bolsonaro pede a Moraes liberação de passaporte para viajar a Israel

Bolsonaro pede a Moraes liberação de passaporte para viajar a Israel

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentaram uma petição ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitando a liberação do passaporte do político, retido desde fevereiro. A informação foi confirmada pela própria defesa de Bolsonaro.


O pedido de liberação do passaporte vem acompanhado de um convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para que Bolsonaro visite o país em maio.


Recentemente, dois governadores aliados de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás, estiveram em Jerusalém a convite de Netanyahu. Bolsonaro também teria sido convidado para a agenda, porém, não obteve autorização de Moraes para viajar.


É importante destacar que o pedido de liberação do passaporte ocorreu pouco antes do jornal americano The New York Times revelar a estadia de Bolsonaro na Embaixada da Hungria em Brasília por dois dias. O ex-presidente procurou a embaixada após a Polícia Federal (PF) apreender seu passaporte, em meio a uma investigação sobre uma suposta trama golpista.


De acordo com a Convenção de Viena, embaixadas são consideradas invioláveis, o que significa que mesmo com uma eventual ordem de prisão do Supremo, Bolsonaro não poderia ser detido dentro da embaixada sem a autorização das autoridades húngaras.


Vale ressaltar que o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, é conhecido por sua posição na extrema-direita e é um aliado de Bolsonaro.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR