Técnico de enfermagem é denunciado após aplicar vacina errada em criança de 3 meses em Oliveira, MG

Técnico de enfermagem é denunciado após aplicar vacina errada em criança de 3 meses em Oliveira, MG

Mãe apresentou cartão onde técnico apagou com corretivo as vacinas aplicadas na filha Emanuelley (Foto: Arquivo Pessoal/ Ana Carolina Ribeiro)


Um bebê de três meses tem recebido acompanhamento médico em Oliveira depois de receber vacinas não prescristas. Segundo a mãe relatou nesta terça-feira (16), o erro foi cometido por um técnico de enfermagem em um Posto de Saúde da Família da cidade. O cartão de vacinação da menina apresenta duas rasuras que teriam sido feitas pelo profissional para esconder o engano.


Em nota, a Prefeitura informou que o profissional, que não teve o nome e a idade revelados, foi afastado das funções. A criança é acompanhada por uma pediatra e não apresentou reações à troca de imunização. A mãe denunciou o caso no Ministério Público Estadual (MPE) e no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).


O técnico de enfermagem não foi encontrado para comentar a denúncia.


A mãe da criança, Ana Carolina Conquista Ribeiro, conta que o problema aconteceu no dia 10 de janeiro, quando levou a filha Emanuelley para tomar uma vacina contra meningite, conforme indicado pelo Ministério da Saúde para bebês da mesma faixa etária.


Ana estranhou a conduta do funcionário do PSF, que teria ficado um bom tempo diluindo a vacina que ela esperava a ser a prescrita no cartão de vacina.


"Quando ele deu as gotinhas na boca dela, que é a vacina oral de poliomielite, eu estranhei. Daí ele aplicou outra", contou a mãe.


Segundo a mãe do bebê, o técnico de enfermagem não informou quais vacinas estavam sendo ministradas na criança. Desconfiada da situação, Ana ligou para uma amiga da área da saúde, enquanto ainda permanecia com a filha no posto.


"A minha amiga me informou que a Emanuelley só tinha a vacina de meningite para tomar. Não tinha a da poliomielite, e, nisso, o técnico já tinha me entregado o cartão de vacina dela. Então eu voltei à sala e pedi que ele me explicasse e ele não soube falar. Fiquei preocupada porque o vi apagando com corretivo o escrito que ele mesmo fez no cartão dela", disse.


A mãe relatou ainda que, após apagar o que já havia escrito no cartão, o técnico marcou no documento que Emanuelley teria recebido a dose de imunização contra meningite.


A moradora de Oliveira levou a situação ao conhecimento da responsável pela unidade de saúde, que informou à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde.


"O pessoal da Secretaria de Saúde me ligou falando que ele tinha aplicado a vacina de poliomielite e varicela [catapora]. Nenhuma das duas eram a que ela precisava tomar. O correto seria ele ter deixado os frascos das vacinas que aplicou na minha filha lá para eu ver. Ele não foi ético comigo", pontuou a mãe.


Embora Emanuelley tenha recebido a vacina errada, a mãe da criança contou que, até o momento, o bebê não apresentou nenhuma reação. A vacina contra a meningite não poderá ser ministrada até que passem os efeitos das doses dadas incorretamente, segundo orientação médica.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR