Suspeitos de atacar bancos do interior de Minas tinham 'lista de preferência'

Suspeitos de atacar bancos do interior de Minas tinham 'lista de preferência'

Fim da linha para mais uma quadrilha suspeita de comandar ataques a agências bancárias no interior de Minas.


Quatro homens foram presos ontem em Montes Claros, no Norte do Estado. O bando fazia o monitoramento de novos alvos e assumiu a responsabilidade pela explosão, mês passado, de um banco em Ibiaí, na mesma região, de onde levaram R$ 22 mil em dinheiro.


Três criminosos eram de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e um de Pirapora, também no Norte. A polícia investiga se o bando, que sempre age fortemente armado e instala o terror em municípios pequenos, tem relação com outras ocorrências.


“Eles disseram que estavam hospedados em Montes Claros para identificar possíveis cidades com segurança vulnerável”, contou a chefe da assessoria de imprensa da 11ª Região da Polícia Militar, major Gracielle Rodrigues.


Identificação


Bem organizada e com grande poder bélico, a quadrilha levantava informações sobre a rotina da localidade, movimentação nas instituições financeiras e rotas de fuga. Na “lista de preferência” entravam locais com pouca circulação de pessoas. “Eles também identificavam a localização das unidades policiais”, explicou a major.


Os homens, com idades de 24 a 37 anos, foram presos durante ação da PM em rodovia que dá acesso à cidade de Mirabela. “Durante a abordagem, apresentaram documentos falsos. Após cruzamento de dados com a polícia do Triângulo, descobrimos que o grupo tinha envolvimento com explosões de bancos”, detalhou a militar.


Na casa de um dos criminosos, em Uberlândia, a polícia apreendeu um fuzil, pistolas, munição, toucas ninjas e pregos usados para estourar pneus.


Os homens foram levados para uma delegacia da Polícia Civil em Montes Claros. Eles devem responder por associação criminosa, desobediência e porte ilegal de armas e explosivos.


Frequente


A onda de violência que aterroriza o interior de Minas ganhou força após um assalto em Santa Margarida, na Zona da Mata, em 10 de julho. Um grupo armado com fuzis e submetralhadoras roubou um banco, fez reféns e matou dois homens. Em 24 dias foram pelo menos 10 crimes.


Nas últimas semanas, o Hoje em Dia mostrou que os ataques chamam atenção não apenas por mortes e prejuízos, mas também pelo armamento pesado utilizado com frequência pelas quadrilhas.


Ontem, ladrões trocaram tiros com militares em Capelinha, no Jequitinhonha, após a explosão de caixas eletrônicos no centro do município. Força-tarefa foi montada para localizar os suspeitos. O alvo deles era uma agência da Caixa Econômica Federal.


Últimos ataques


10/07: Santa Margarida (Zona da Mata)
11/07: Matias Cardoso (Norte de Minas)
12/07: Coromandel (Alto Paranaíba)
17/07: Ibiaí (Norte)
18/07: Grão Mogol (Norte)
27/07: Conceição da Aparecida (Sul)
01/08: Gameleiras (Norte), Formiga (Centro-Oeste), Monsenhor Paulo e Alterosa (Sul)

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR