Santana do Paraíso pode despencar no ranking de transparência entre os municípios mineiros; veja o motivo

Santana do Paraíso pode despencar no ranking de transparência entre os municípios mineiros; veja o motivo

Falta de atualização e dados incompletos no portal eletrônico podem fazer a cidade cair no ranking da transparência a ser divulgado pelo MPF


O novo portal da transparência da Prefeitura de Santana do Paraíso continua com informações desatualizadas. O problema vem ocorrendo após a mudança da chefia do executivo que alterou completamente não só o layout do site como também vem omitindo da população informações importantes sobre os atos do executivos e as contas municipais.


O Portal Minas apurou que os últimos dados lançados no portal como contratos e gastos orçamentários se referem ainda ao mês de outubro de 2017 contrariando o que prevê a legislação que diz que as informações devem estar disponíveis em “meio eletrônico que possibilite amplo acesso público, até o primeiro dia útil subseqüente à data do registro contábil no respectivo sistema”.


Com relação aos "atos do executivo" a situação é ainda mais grave. Apenas uma portaria esta disponível para consulta no portal da transparência da prefeitura de Santana do Paraíso. Trata-se da nomeação como Chefe de Gabinete da servidora NELI GOMES DOS SANTOS no início da nova gestão, que coincidentemente deveria ser a responsável por cobrar dos órgãos e repartições a atualização do portal.


Ranking da Transparência


Se nada for feito para melhorar a atualização e a acessibilidade do portal de Santana do Paraíso, tudo indica que a cidade deverá despencar no ranking da transparência que deverá ser divulgado este ano pelo Ministério Público Federal. 


A população da cidade se orgulhava de ter conquistado o título de cidade mais transparente de Minas Gerais entre todos os 853 municípios mineiros no ranking que havia sido divulgado pelo MPF no final do ano de 2015.




População não consegue por exemplo acompanhar os "Atos do Executivo". Apenas uma Portaria foi publicada no site durante todo o ano de 2017


ALEGAÇÕES DA PREFEITURA


De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana do Paraíso, O site da prefeitura de Santana do Paraíso está passando por novas mudanças. Segundo informações repassadas a prefeitura vem atuando junto com a empresa administradora do portal (Actcom), buscando formas de facilitar o acesso do usuário.


Na semana passada um funcionário da empresa esteve em horário integral fazendo algumas atualizações e treinando servidores do setor de comunicação. A expectativa, segundo a nota repassada é de que até o final deste mês de janeiro o site esteja totalmente atualizado. 


* Matéria atualizada às 17:00 de 22 de janeiro de 2018

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR