Vírus ‘Comedor de ânus’ se espalha rapidamente e mata 30% das pessoas infectadas

Vírus ‘Comedor de ânus’ se espalha rapidamente e mata 30% das pessoas infectadas

Uma misteriosa doença que consome carne e mata cerca de 30% das pessoas infectadas está se espalhando rapidamente pelo Japão.


Nos dois primeiros meses de 2024, foram detectados 378 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) no país. No ano passado, acredita-se que houve 941 casos, o que causou preocupação de que este ano possa superar esse número por uma grande margem.


A STSS é causada por uma forma mais grave da bactéria que causa o estreptococo A (Streptococcus pyogenes), a infecção de garganta estreptocócica comum em crianças.


As infecções deste ano foram detectadas em todos, exceto em dois, dos 47 prefeituras do Japão, levantando preocupações sobre a extensão da disseminação da bactéria. O Japan Times relata que geralmente há menos de 200 casos por ano dessa doença estreptocócica A mais grave. Essa variação se aloja preferencialmente no ânus do hospedeiro.


O que é preocupante nesta onda particular, no entanto, é que os especialistas admitiram que atualmente não sabem o que está causando isso. Um porta-voz do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) disse: “Ainda há muitos fatores desconhecidos em relação às formas de estreptococos com início súbito e grave. Não estamos no estágio em que podemos explicá-los”.


De acordo com a UK Health Security Agency, o Streptococcus A é uma bactéria que pode crescer na garganta, na pele e no ânus e nos genitais, e pode causar uma série de condições que afetam a pele e os tecidos moles. Condições repetidas de Streptococcus A, que afetam cerca de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo, podem levar a problemas autoimunes relacionados ao coração. Por ano, casos graves de Streptococcus A reivindicam cerca de meio milhão de vidas e a condição é transmitida por contato próximo com pessoas infectadas.


Embora não esteja claro por que os números de STSS estão disparando no Japão, o Prof. Sriskandan disse : “Não há dúvida de que algo aconteceu no Japão. Isso fez as pessoas ficarem atentas”.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR