1 em cada 4 brasileiros está mais endividado que no ano passado

1 em cada 4 brasileiros está mais endividado que no ano passado

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados em comparação com os últimos 12 meses. Esse percentual é ainda mais significativo entre pessoas com baixa escolaridade e renda mais baixa.


Entre os dados mais alarmantes, destaca-se que 33% das pessoas analfabetas ou que possuem apenas habilidades básicas de leitura e escrita relataram estar mais endividadas. Além disso, o índice atinge 32% entre aqueles que ganham até um salário mínimo.


Por outro lado, a pesquisa revela que há uma parcela da população que conseguiu reduzir seu endividamento nos últimos meses. Por exemplo, 47% dos entrevistados que residem na região Nordeste afirmaram estar menos endividados do que há um ano. Essa redução também foi observada entre pessoas que ganham de um a dois salários mínimos e jovens entre 16 e 24 anos.


A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro deste ano pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem da FSB Holding, entrevistou 2.012 cidadãos com mais de 16 anos em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR