Morre aos 76 anos o renomado cientista Stephen Hawking

Morre aos 76 anos o renomado cientista Stephen Hawking

O físico de Oxford nascido em 1942, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ALS) em 1963, mas isso não o impediu de continuar com suas pesquisas


O físico britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos em sua casa em Cambridge, informaram na madrugada desta quarta-feira os seus familiares. 

O cientista entrou para a história, entre outros méritos, como o criador da teoria do "big bang", um termo com o qual ele se referiu à origem do espaço e do tempo, mas também era um erudito de buracos negros que, segundo ele, Eles não são completamente pretos porque emitem radiação.

Seu trabalho "Breve História do Tempo", 1988, recupera boa parte de suas descobertas e teorias. Já teve vendas superiores a 25 milhões de cópias.

Hawking reconsiderou sua própria teoria sobre os buracos negros em 2004 e expôs um novo conceito, que questiona se eles são uma espécie de poço sem fundo, como ele próprio havia mantido.

Em julho de 2015, o cientista apresentou um projeto para procurar a vida extraterrestre na Royal Society de Londres.

O físico teórico, nascido em uma família de intelectuais de Oxford em 8 de janeiro de 1942, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ALS) em 1963.

Sentado em uma cadeira de rodas, desde 2005 ele só podia se comunicar movendo um músculo sob o olho com o qual ele operava um sintetizador de voz. 

Suas palestras, suas pesquisas, mas principalmente a força de vontade do conhecimento, mesmo vivendo sobre uma cadeira de rodas, inspirou gerações por todo o planeta, no limiar do século XXI. (Com informações de El Pais)

O que ocorreu com Stephen Hawking? 

O famoso físico teórico Stephen Hawking conseguiu de forma singular levar suas ideias sobre buracos negros e gravidade, temas consideravelmente complicados, para uma ampla parcela da sociedade leiga. Durante a maior parte da sua vida ele foi confinado a uma cadeira de rodas, sendo essa a imagem que o público em geral atribuí ao seu nome. Porém, poucas pessoas de fato sabem o que realmente aconteceu com o gênio paralisado.

Stephen Hawking não nasceu paralisado. O caçula de quatro irmãos nasceu saudável em Oxford, Inglaterra, em 1942. Hawking sempre foi precoce, com 17 anos ganhou uma bolsa para estudar física na Universidade de Oxford. Apesar de não ter sido um aluno excepcional durante a graduação, ele conseguiu ser aceito no mestrado da Universidade de Cambridge.

Durante o mestrado, o jovem físico percebeu que estava ficando desastrado. Derrubar objetos e levar tombos começou a fazer parte do seu dia-a-dia, parecia que ele não conseguia mais controlar seus movimentos. Certo dia, caiu de patins e não conseguiu levantar. Foi levado ao médico, que o diagnosticou com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença incurável que leva à perda de movimentos – e, segundo o médico, levaria à morte em no máximo três anos.

Em 1970 ele parou de andar, seus movimentos ficaram debilitados de tal forma que o físico encontrou na cadeiras de rodas a única saída para continuar se locomovendo. Nos anos seguintes sua saúde piorou muito.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR