Zema enfrenta críticas por atraso na apresentação do projeto de reajuste do piso salarial da educação

Zema enfrenta críticas por atraso na apresentação do projeto de reajuste do piso salarial da educação

O governador Romeu Zema tem sido alvo de críticas devido ao atraso na apresentação do projeto de lei com o reajuste do piso salarial da educação básica. Embora a previsão inicial fosse de que a proposta, que prevê uma recomposição de 12,84%, fosse protocolada nesta terça-feira (30) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), fontes do governo informaram que os últimos detalhes burocráticos estão sendo finalizados, o que pode resultar em um pequeno atraso no cronograma.


Enquanto o reajuste proposto por Zema será retroativo a janeiro, acompanhando a recomposição de 14,95% no piso nacional dos professores e profissionais da educação básica anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), em Minas Gerais, o piso salarial da educação é de R$ 2.350,49, proporcional a uma jornada de 24 horas. Caso o reajuste seja aprovado pelos deputados, o piso salarial da categoria no estado subiria para R$ 2.652,29.


Entretanto, as críticas direcionadas a Zema não se limitam apenas ao atraso na apresentação do projeto de reajuste dos professores. A falta de informações sobre quando o governo irá apresentar a recomposição inflacionária para os demais servidores do Executivo estadual e a ausência de definição sobre o percentual do reajuste também têm gerado insatisfação.


Além disso, a pauta da ALMG está trancada devido a dois vetos do governador Zema a mudanças feitas pela oposição no orçamento anual do governo. Os deputados estaduais de PT, PV, PCdoB, PSOL e Rede têm obstruído a votação como forma de pressionar o Palácio Tiradentes a apresentar projetos de interesse dos servidores, incluindo o reajuste salarial dos professores e a recomposição geral dos funcionários públicos.


Para que o projeto do piso dos professores seja votado, é necessário que os vetos sejam analisados, além de passar pelas comissões temáticas e ser aprovado em dois turnos no plenário. 

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR