Vulcão de Fogo da Guatemala tem forte explosão

Vulcão de Fogo da Guatemala tem forte explosão

Um mês depois de forte erupção, o Vulcão de Fogo da Guatemala teve "forte" explosão, acompanhada de avalanches "ao redor da cratera". Em junho, a erupção causou pelo menos 165 mortes.


O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia informou que a atividade foi a mais intensa das últimas seis semanas. A erupção ocorreu por volta das 21h20 (hora local) de ontem (8).


De acordo com o boletim do instituto, houve ondas de choque e expulsão de "material incandescente abundante" a 4,8 mil metros de altura, levantando também uma coluna de cinza que se desloca para 12 quilômetros na direção oeste e que pode provocar a queda de partículas finas em aldeias como San Pedro Yepocapa.

"Essa explosão é a mais forte registrada nas últimas seis semanas e pode ser o início de mais uma etapa de atividade", advertiu.

O porta-voz da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres da Guatemala (Conred), David De León, afirmou que devido a essa situação, é possível "escutar retombos" e acrescentou que segue a vigilância nas comunidades vizinhas.

A última erupção do Vulcão de Fogo, uma das mais fortes de toda a história, deixou 165 mortos, 260 desaparecidos e quase 2 milhões de afetados, alguns dos quais perderam tudo. 


*Com informações da Agência EFE

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar