Vulcão: 800 pessoas são evacuadas de La Palma após avanço da lava

Vulcão: 800 pessoas são evacuadas de La Palma após avanço da lava

Cerca de 800 moradores da ilha de La Palma, no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, receberam nesta terça-feira (12) uma ordem para deixarem suas residências devido ao avanço do fluxo de lava do vulcão Cumbre Vieja, informaram as autoridades locais.


O serviço de emergência das Canárias anunciou que emitiu uma "ordem de evacuação para vários núcleos populacionais" na localidade de Llanos de Aridan, "devido à previsão de avanço do fluxo de lava".


Entre 700 e 800 pessoas estão afetadas por esta ordem de evacuação, detalhou o serviço de emergência do arquipélago, situado próximo da costa noroeste da África.


Cerca de 3 mil pessoas foram confinadas ontem depois que a lava do vulcão destruiu uma parte de uma fábrica de cimento, o que gerou a emissão de gases potencialmente tóxicos. 


Contudo, as autoridades suspenderam hoje a obrigação de permanecer em casa.


A erupção do Cumbre Vieja, que começou em 19 de setembro, não provocou vítimas mortais até o momento, mas causou grandes danos nesta pequena ilha de 85 mil habitantes, dos quais mais de 6 mil tiveram que ser evacuados.


Esta é a terceira erupção de um vulcão em La Palma nos últimos 100 anos, após as de San Juan em 1949 e Teneguía em 1971, que deixaram três mortos no total.


 



Agence France-Presse

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar