Voluntária produz casinhas de papelão para proteger cães de rua do frio em Governador Valadares

Voluntária produz casinhas de papelão para proteger cães de rua do frio em Governador Valadares

s temperaturas têm caído, o inverno está batendo à porta e por isso os protetores de animais ficam preocupados com os bichos que não possuem um lar onde se aquecer. Pensando nisso, a enfermeira Alexandra Tomaz passou a confeccionar casinhas de papelão, em Governador Valadares (MG), no Vale do Rio Doce.


Ela conta que o amor pelos animais que vem desde a infância e que teve a ideia de fabricar as casinhas após ver um cãozinho na rua. “Eu comecei a confeccionar há um ano. Eu vi um cachorrinho na rua, notei que colocaram uma caixa de papelão pra ele, mas eu tive a ideia de fazer uma casinha com aquele material. Ali foi a primeira e depois fui só melhorando, realizando decorações e colocando figurinhas”, explica.


Alexandra conta que é preciso pouco para fazer as casinhas. Ela utiliza caixas de papelão, tesoura, régua, cola, fita e estilete para montar os abrigos em diversos tamanhos. Todo o processo leva menos de dez minutos. A produção das casinhas chamou atenção de protetores independentes da cidade.


O grupo “Amigos dos Animais” possui três anos de existência e a colaboração de cerca de 50 voluntários que fazem resgate de cães e gatos nas ruas, oferecem lar temporário e depois os encaminham para doação responsável. “As meninas desse grupo viram as minhas postagens e me perguntaram quanto que eu cobrava para produzir para os animais de rua, por conta do frio. Eu disse que não iria cobrar nada e iria participar como voluntária", conta.


Há quatro dias Alexandra produz as casinhas para o grupo, mas revela que não está decorando porque algumas pessoas acabam recolhendo os abrigos dos bichinhos. Além das casinhas, os protetores também abastecem os abrigos com vasilhas de água e comida. O grupo de voluntários pede à população para que, quem puder, que deixe alimento e água para os animais de rua.


O grupo pede ainda para que a população tenha respeito em relação à iniciativa de cuidados com os animais de rua e que não retirem as casinhas das ruas da cidade. 


* com informações do G1

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR