Vinicius Torres Freire/Tumulto no dólar tem pouco a ver com a eleição

Vinicius Torres Freire/Tumulto no dólar tem pouco a ver com a eleição
O dólar chegou a passar de R$ 4,20 hoje de tarde. Esse surto do dólar é uma crise importada, da Argentina e mesmo da Turquia.
Mas quase todo dia a gente ouve que o resultado incerto da eleição brasileira influencia o preço do dólar. Não é bem assim.
Dizem que o dólar subiria porque pode ser eleito alguém incapaz de lidar resolver a crise econômica ou até algum maluco. Com medo, os donos do dinheiro grande vão embora daqui, tiram capital do país, o que desvaloriza o real.
Não tem sido bem o caso. Claro que o país está em pandarecos. Está em crise econômica faz cinco anos. Está com o governo falido. Está muito dividido politicamente, cheio de ódio, o que dificulta a formação de um acordo para a solução de problemas econômicos.
Agora, não aconteceu nenhuma novidade na política ou na economia do Brasil nas últimas semanas. Aliás, em vários surtos do dólar neste ano, o motivo imediato não foi o Brasil. O fato de a economia estar frágil amplifica o problema, é verdade.
Mas vários das disparadas deste ano vieram de loucuras de Donald Trump. Ou das crises argentina e turca.
Esses dois países têm muita dívida externa e economia interna cheia de problemas. A Argentina pediu dinheiro ao FMI. Esta semana, disse que tem de sacar mais do cheque especial. Foi o estopim da crise desta semana.
O dinheiro no mundo está ficando mais caro e escasso, com a alta dos juros nos Estados Unidos. Logo, tais países vão ter dificuldades de pagar suas contas. Os donos do dinheiro percebem o problema e dão o fora antes de que venha um calote, o que piora ainda mais a crise.
A gente pega a gripe por tabela, porque somos também países emergentes, como a Argentina. Não temos problema com a dívida externa, mas estamos com a economia fraca e sem saber do que será o futuro, por causa da eleição.
Mas a eleição ou a vitória de candidato A ou B pouco teve a ver com o tumulto do dólar de agora.

Assista ao Vídeo

Participe da nossa enquete

Na sua opinião quem é o culpado pela dívida bilionária que quebrou o estado de Minas Gerais?
Resultados