Viçosa decreta emergência por causa de dengue, chikungunya e zika

Viçosa decreta emergência por causa de dengue, chikungunya e zika

A cidade de Viçosa, na Zona da Mata Mineira, decretou situação de emergência, nesta segunda-feira (20), por causa da dengue, chikungunya e zika.


A partir do decreto, a Secretaria de Saúde fica autorizada a realizar uma série de medidas como contratação imediata de profissionais e autoriza a realização de medidas administrativas necessárias a contenção do surto como a aquisição de materiais e insumos.


A cidade registrou em 2019, 166 casos confirmados de dengue e tem 194 casos em investigação. Já de chikungunya há um caso confirmado e cinco em investigação. Há um caso de zika em investigação.


Leia nota da prefeitura com o que está sendo feito na cidade:


A Prefeitura de Viçosa realiza continuamente o combate a essas doenças. Os agentes comunitários fazem visitação nas casas e o controle dos criadores. Em abril, a prefeitura reforçou o combate ao mosquito atuando com aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), utilizado para controle do vetor Aedes aegypti, a um raio de 300 metros dos casos notificados.


Também estão sendo realizados mutirões de limpeza com o recolhimento de inservíveis desde do início de maio. Ao todo já foram recolhidos 29 caminhões de materiais que podem servir de criadouros dos mosquitos nos bairros Santo Antônio, São Sebastião, União, Vale do Sol, Cidade Nova e Barrinha.


No próximo sábado (25) os bairros contemplados pelo mutirão serão: Amoras, São José, Floresta, Vau Açu e Inácio Martins. As equipes estarão das 8h às 11h fazendo a coleta de garrafas; latas; pneus; lonas; plásticos e sucatas.


A recomendação da Prefeitura é de que os moradores coloquem na porta das casas o material que será recolhido no dia da ação daquele bairro, respeitando o horário da ação e os tipos de objetos que serão recolhidos.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR