Vespasiano, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Vespasiano, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Vespasiano, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O município de Vespasiano pertence a região Metropolitana de Belo Horizonte, está a 31 km da capital e o acesso a cidade é feito pela Linha Verde seguindo pela MG 010.
A ocupação da região onde é hoje a cidade de Vespasiano começou no final do século XIX, a partir da inauguração da capital de Minas Gerais, a cidade planejada de Belo Horizonte.
A transferência da capital atraiu muitas famílias para se instalar no entorno dela, prevendo um rápido desenvolvimento consequentemente muitas oportunidades de trabalho e crescimento pessoal.
Dona Mariana Joaquina da Costa é reconhecida como pioneira e fundadora do povoado em sua fazenda do Capão ao doar terras para a construção da paróquia e vender glebas para famílias que queriam se instalar no povoado que recebeu o nome de Arraial do Capão.
Em 1897 foi inaugurada a estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, no Arraial do Capão, que crescia em um grande vale no eixo do ribeirão da Mata e dos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Para homenagear o administrador da Estrada de Ferro, Coronel Vespasiano Gonçalves de Albuquerque o nome do Arraial do Capão mudou para Vespasiano.
A instalação da capital acelerou o crescimento do arraial fornecendo com seus recursos naturais pedras, calcário, areia, madeiras e produtos agrícolas.
Em 1915 o Arraial de Vespasiano se eleva a distrito de Santa Luzia, atraindo muitas famílias para prestar serviços na região, criar lojas, oficinas, olarias e produtores rurais.
Em 27 de dezembro de 1948 Vespasiano se desmembra de Santa Luzia se elevando a município.
Hoje, fevereiro de 2024, o município de Vespasiano conta com uma população se aproximando de 130.000 habitantes, com um domínio territorial de 71,040 Km², em altitude de 693m e é banhado pelo ribeirão da Mata que pertence a Bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Vespasiano são: Lagoa Santa, Santa Luzia, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, São José da Lapa e Confins.
A base da economia do município de Vespasiano são as indústrias, produção agrícola e prestação de serviços favorecidas por estar no eixo da MG 010, próxima de grandes centros de consumo e do aeroporto internacional de Confins.
O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.
Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para que os nossos espectadores, se motivem a visitar a sua cidade.


Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCHhZCSrIB9MlQd6G9aLjtSA/join

Produção: Revista Digital Naeco
https://www.naeco.com.br
Música: Livre
Autor: Humberto Furtado
Contato: (31) 9 9899-9279 (WhatsApp)
mail: humberto@naeco.com.br

Assista ao Vídeo

Participe da nossa enquete

Na sua opinião quem é o culpado pela dívida bilionária que quebrou o estado de Minas Gerais?
Resultados