UFMG reajusta bolsas acadêmicas em 75% para estudantes de graduação

UFMG reajusta bolsas acadêmicas em 75% para estudantes de graduação

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou um reajuste de 75% nas bolsas acadêmicas pagas aos estudantes de graduação que atuam em projetos de ensino, pesquisa e extensão. A partir de agora, esses estudantes receberão um valor de R$ 700 para uma carga horária de 20 horas semanais. O novo valor começará a ser pago na remuneração referente ao mês de junho.


Essa medida tem como objetivo equiparar os valores pagos pela UFMG aos estabelecidos pelo governo federal desde março. Anteriormente, as bolsas tinham o valor de R$ 400.


O reajuste das bolsas acadêmicas foi adotado após o governo federal recompor o orçamento das universidades. A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, enfatizou a importância dessa medida, destacando que a universidade volta a ter um orçamento semelhante ao de 2019, com um aumento percentual de 4,3%. Embora ainda seja insuficiente para lidar com os cortes históricos sofridos nos últimos anos, é um passo importante para priorizar o reajuste das bolsas acadêmicas.


Essa iniciativa da UFMG demonstra o compromisso da instituição em valorizar e incentivar a participação dos estudantes em atividades de ensino, pesquisa e extensão. As bolsas acadêmicas desempenham um papel fundamental no apoio aos estudantes durante sua formação, além de contribuírem para o desenvolvimento de projetos acadêmicos de relevância.


O reajuste das bolsas acadêmicas da UFMG é uma medida que beneficia diretamente os estudantes de graduação e demonstra a preocupação da instituição em proporcionar melhores condições de estudo e pesquisa. Com essa valorização, espera-se um estímulo ainda maior à participação dos estudantes em projetos acadêmicos, fortalecendo a produção científica e o engajamento na comunidade universitária.


É importante ressaltar a relevância dessas ações para o fortalecimento do ensino superior e da pesquisa científica no país. O investimento nas bolsas acadêmicas é um investimento no futuro, na formação de profissionais qualificados e no avanço do conhecimento. A expectativa é que outras instituições de ensino sigam o exemplo da UFMG e valorizem cada vez mais os estudantes que se dedicam à vida acadêmica.

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar