Transforma Minas atrai cerca de 5 mil candidatos


Transforma Minas atrai cerca de 5 mil candidatos

O programa Transforma Minas completa dois meses com cerca de 5 mil candidatos inscritos para as 116 vagas oferecidas até agora, em processos seletivos que vão escolher profissionais para posições estratégicas e cargos de liderança, por meio de uma metodologia com base em avaliação por competências. São marcas expressivas, que colocam o Governo do Estado de Minas Gerais na vanguarda da modernização da gestão pública no Brasil.


Lançado em 8 de março pelo governador Romeu Zema, o Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competências traz para Minas Gerais as melhores práticas internacionais de gestão de pessoas no setor público. Ao longo do ano, o governo vai selecionar profissionais para posições de chefia, direção e assessoramento na administração direta e indireta, em diversas áreas, como educação, saúde, desenvolvimento social, meio ambiente, controladoria e fazenda.


Para tanto, foi desenhado um inovador programa que está transformando as práticas de gestão de pessoas na administração pública. Os candidatos às posições oferecidas pelo Transforma Minas são avaliados por critérios objetivos e transparentes, dentro de uma metodologia que inclui, entre outras etapas, análise do currículo e da motivação dos candidatos, teste de perfil e aderência com a posição pretendida, e entrevistas por competências e com especialistas, que verificam suas competências comportamentais e técnicas necessárias à função.


“É um modelo mais completo de seleção e avaliação profissional, pois engloba não só os conhecimentos técnicos e a formação dos candidatos, mas também sua capacidade de liderança de equipes, resolução de conflitos e proposição de soluções”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy. “Essas qualidades são fundamentais para o propósito maior do governo, que é oferecer aos cidadãos um serviço público melhor, mais eficiente e menos oneroso ao contribuinte”.


Após o processo seletivo, os profissionais selecionados cumprirão um programa de integração e desenvolvimento, em que terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar habilidades e competências de gestão e liderança, além de ter o entendimento da organização na qual atuarão, dos desafios da função e o alinhamento de metas e resultados esperados.   


Programa leva transformação a todas regiões


Uma das principais características do Transforma Minas é envolver a oferta de posições-chave da administração pública tanto no núcleo estratégico do governo quanto nas regionais, fazendo com que a modernização e a mudança de cultura se espalhem por todo o estado.


Das 116 vagas disponibilizadas até agora, 106 são voltadas a funções de chefia e coordenação em unidades regionais, com oportunidades nas Secretarias de Estado de Educação (SEE), Saúde (SES), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Desenvolvimento Social (Sedese). O Transforma Minas envolveu até agora oito órgãos do governo. Completam a lista as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Fazenda (SEF), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Prodemge.


As primeiras nomeações de profissionais selecionados pelo Transforma Minas deverão ser publicadas no final do mês de maio, como as posições de corregedor-geral do Estado, subcontrolador de Governo Aberto e subsecretário da Receita Estadual. Até o fim do ano, outras posições estratégicas, conforme demanda, serão oferecidas pelo programa e preenchidas por profissionais avaliados por competências. “À medida que os processos avancem e os cargos sejam preenchidos, vamos incorporando, cada vez mais, a prática da avaliação por mérito e competências e, consequentemente, tornando o governo mais eficiente”, diz o secretário Otto Levy.


Oportunidades abertas


O Programa Transforma Minas ainda está com inscrições abertas para cinco posições estratégicas do Governo do Estado. São elas quatro subsecretarias subordinadas à Seplag - de Tecnologia da Informação e Comunicação, de Gestão Logística, de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto e de Gestão e Apoio a Políticas Estratégicas - e a vaga de diretor administrativo-financeiro da Prodemge. As vagas são abertas a profissionais de todo o país, oriundos dos setores público, privado e do terceiro setor. As inscrições terminam nos dias 13 e 17 de maio e devem ser feitas por meio do site do Programa: transformaminas.mg.gov.br.


O Transforma Minas é um projeto amplo e que não custa nada aos cofres do Estado. Trata-se de um Acordo de Cooperação Técnica (ACP) do Governo de Minas com a Fundação Lemann, que capitanea outras três instituições do terceiro setor preocupadas em criar uma nova e mais eficiente forma de gerir a coisa pública: Fundação Brava, Instituto Humanize e Instituto República.


Números expressivos do Transforma Minas (*dados de 8/3 - data do lançamento - até 3/5)
 



  • Mais de 800 mil acessos ao site

  • 4.543 inscritos em 116 processos seletivos

  • 4.314 atendimentos realizados no Fale Conosco

  • 4.310 documentos probatórios avaliados

  • 1.565 currículos e motivações analisadas

  • 54 testes realizados de perfil e de aderência ao cargo

  • 33 entrevistas por competência realizadas

  • 917 vídeos de apresentações dos candidatos avaliados (SRE)

  • 2.150 testes on-line respondidos (raciocínio lógico e língua portuguesa)