Tarifas de energia elétrica da Cemig terão aumento de quase 15% a partir do próximo domingo

Tarifas de energia elétrica da Cemig terão aumento de quase 15% a partir do próximo domingo

Tarifas de energia elétrica nas residências atendidas pela Cemig terão um aumento de 14,91% a partir do próximo domingo (28/5), de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O reajuste faz parte do processo de Revisão Tarifária, realizado a cada cinco anos, levando em consideração os investimentos feitos pela distribuidora e os custos operacionais.


A Cemig destaca que os clientes residenciais da empresa tiveram os menores reajustes tarifários do país nos últimos anos. Isso se deve, em parte, à devolução antecipada de recursos levantados judicialmente pela empresa, relacionados a uma ação sobre a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS-Pasep/Cofins nas faturas de energia. Desde 2020, cerca de R$ 5 bilhões foram devolvidos aos clientes, evitando o aumento da tarifa em 2020 e 2021, além de um valor menor em 2022.


No entanto, especialistas apontam que o aumento de 15% é considerado alto, especialmente levando em conta o impacto que terá nas famílias de menor renda e nos pequenos empreendimentos. O aumento médio é de 13%, sendo que parte desse índice se refere ao fim da devolução de impostos realizada pela Cemig no ano passado. Essa medida pode afetar o poder de compra das famílias, pois a energia está subindo mais do que o salário mínimo e o IPCA.


O reajuste das tarifas da Cemig é definido pela Aneel e ocorre anualmente.

Siga o Instagram do Portal Minas SEGUIR