Surto de dengue em Itabira faz a cidade ser o segundo município com mais casos em Minas Gerais

Surto de dengue em Itabira faz a cidade ser o segundo município com mais casos em Minas Gerais

O município de Itabira, em Minas Gerais, enfrenta uma situação alarmante em relação à dengue, sendo o segundo município com maior número de casos no estado. O painel de monitoramento das arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) revela que, em 2024, já foram notificadas 2.974 casos prováveis, com 13 confirmações, ficando atrás apenas da capital Belo Horizonte, que registrou 5.730 casos.


A Prefeitura de Itabira adotou diversas medidas para combater a propagação da dengue, incluindo reuniões mensais do Comitê de Combate às Arboviroses, prorrogação da situação de emergência, campanhas de conscientização, contratação emergencial de 52 novos Agentes de Combate à Endemias, entre outras ações.


O prefeito Marco Antônio Lage destacou a gravidade da situação em um vídeo nas redes sociais, informando sobre uma mega operação de enfrentamento à dengue. Ele convocou a população a participar da campanha "Dez minutos contra a dengue", incentivando a limpeza dos quintais para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.


O Índice de Infestação Predial (IIP) na cidade é alarmante, atingindo 12,8%, o maior já registrado, conforme o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 15 e 19 de janeiro. A preocupação com a dengue se intensifica no estado, que pretende decretar situação de emergência devido às arboviroses.

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir