Senado inicia análise do projeto de lei complementar do novo arcabouço fiscal

Senado inicia análise do projeto de lei complementar do novo arcabouço fiscal

O Senado Federal dará início, nesta semana, à análise do projeto de lei complementar que propõe um novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023), o qual foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (24).


O texto estabelece um conjunto de medidas, regras e parâmetros para orientar a condução da política fiscal do Estado brasileiro, buscando controlar os gastos e receitas do país.


O principal objetivo desse projeto é assegurar a credibilidade e previsibilidade para a economia brasileira, bem como garantir o financiamento dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança pública.


A expectativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é que o projeto de lei complementar seja encaminhado para sanção presidencial no mês de junho, demonstrando a urgência de sua tramitação.


A forma como o projeto do novo arcabouço fiscal será votado no Senado ainda está sendo debatida. Enquanto alguns parlamentares defendem a votação direta no plenário da Casa, outros sugerem que a matéria seja discutida previamente em comissões legislativas.


Entre as propostas, há a sugestão de encaminhar o projeto para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ou da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ambas do Senado. A intenção é promover uma análise técnica mais aprofundada antes da votação no plenário.


O debate sobre o trâmite do projeto de lei complementar reflete a importância e complexidade do tema, que impacta diretamente as finanças públicas e o futuro econômico do país. A discussão cuidadosa e aprofundada é fundamental para a tomada de decisões que melhor atendam aos interesses da nação.


À medida que o projeto avançar no Senado, serão realizadas novas atualizações sobre sua tramitação e possíveis alterações decorrentes das discussões em curso.

Siga o Instagram do Portal Minas Seguir