Secretário geral da ONU pede cessar-fogo na Ucrânia

Secretário geral da ONU pede cessar-fogo na Ucrânia

O secretário geral da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta terça-feira em Moscou um cessar-fogo na Ucrânia "o mais rápido possível". 


"O que nos interessa muito é encontrar os meios para criar as condições de um diálogo eficaz, criar as condições para um cessar-fogo o mais rápido possível", declarou Guterres, antes de uma reunião com o chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov.


Embora a situação na Ucrânia seja "complexa, com interpretações diferentes do que acontece lá", é possível manter um "diálogo sério sobre como agir para minimizar o sofrimento das pessoas", acrescentou.


Depois do encontro com Lavrov, Guterres deve ser recebido pelo presidente Vladimir Putin.


Esta é a primeira viagem do secretário geral da ONU a Moscou desde o início da ofensiva militar russa contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro.


Depois de Moscou, Guterres pretende visitar Kiev, onde sua decisão de viajar à Rússia antes foi muito criticada. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que não vê "nenhuma justiça ou lógica nesta ordem".


Desde  o início da intervenção russa na Ucrânia, a ONU parece permanecer à margem do conflito, entre outras razões pela divisão que a crise provocou entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido e China). (AFP)

Receba notícias no seu e-mail: Clique para se cadastrar